fbpx

Como sobreviver à semana mais sobrenatural do ano!

sobreviver_1
Todos os anos vais de férias (em alguns, se calhar, ficas só pelo desejo) e todos os anos passas pela loucura que é a última semana antes das férias. Aposto que algumas das vezes tu pensaste mesmo que não sairias viva dessa semana.

Relaxa!

Ainda ninguém te disse, mas o mundo (provavelmente) não vai acabar só porque vais estar duas semanas fora do trabalho. O máximo que poderá acontecer é o teu chefe descobrir que aquele ou aquela lingrinhas que ficou no teu lugar dá bem conta do recado, ou seja, tu não és imprescindível.

Caramba!

Quando trabalhava por conta de outrem, até há 10 anos atrás, todos os anos acontecia um fenómeno sobrenatural na semana antes de ir de férias. As urgências duplicavam e o trabalho, que tinha estado a fermentar nos três últimos meses, de repente atingia o seu pico e explodia que nem pipocas na fritadeira.

Toda a gente se lembrava que era preciso acabar um projecto qualquer, entregar um relatório de melhoria, preparar as diretrizes e normas para o sistema de qualidade, preparar a reunião de arranque de obra … até, imagina só; preparar o teu colega (sim, esse que fica na mesa mesmo em frente da tua e de vez em quando atira os olhos por cima do computador a tentar descobrir se estás mesmo a trabalhar), para te substituir durante as tuas férias!

Lingrinhas!

De repente tu começas a acreditar que não vais sobreviver a esta semana apocalíptica!
A boa notícia é que, tu vais sobreviver, tal como eu lá fui sobrevivendo mas, para isso, é preciso recorrer a alguns truques que sempre me ajudaram a chegar a sexta feira viva, inteira e se tivesse sorte, sem chuva!

Se quiseres, eu posso ajudar-te a atravessar este deserto dizendo-te já a que actividade deves dar prioridade em cada dia desta fatídica semana. Mas, muito importante, não podes trocar a ordem dos dias, cada tarefa tem o seu dia próprio. Acredita em mim, eu sei muito bem do que estou a falar, justamente quando vais de férias, não queiras enfurecer o Deus Baco (das festas e do vinho) ou, querendo agradar a gregos e romanos (eu sei que eram os troianos), o Deus Dionísio.

Este é o teu manual de sobrevivência para os últimos 5 dias antes das férias, aproveita; imprime e cola na parede para não te esqueceres e teres uma semana mais serena.

Segunda feira – Empurrar

Vai ser uma semana em modo montanha russa por isso respira fundo e começa a semana a despachar o máximo de trabalho que conseguires. Olha o teu calendário e as tuas listas, prioriza, seleciona e decide.

Se estiveres com muita folga (just kidding), nestes 5 dias antes, assume todas as reuniões confirmadas e compromissos da agenda. Ao fazeres o teu planeamento mensal é suposto não teres sobrecarregado esta semana pré férias, caso contrário, bem podes rezar!

Analisa serenamente todos os assuntos que podem ser adiados, faz um mail a avisar o pessoal (não telefones! Esquece o telefone durante esta semana) e … EMPURRA

segunda_feira

Terça feira – Arrumar

Ninguém gosta de sair e deixar a casa desarrumada. Pega numa folha A4, rasga a meio (A5 😊) e faz uma listinha (atenção ao diminutivo), não te estendas muito porque o espaço é curto. Escreve apenas aquelas tarefas que tens mesmo de fazer antes de ir de férias em que o risco de não fazeres é … o despedimento. Vais ver que a lista é mesmo muito curta.

Não sejas ingénua. Existem alguns projectos (no mínimo um) que te estão a pedir para concluir, e que não são urgentes, nem sequer daí a um mês, muito menos nestes 4 dias, portanto, faz um mail a avisar o pessoal (Não! Não telefones) e … ARRUMA.

terca_feira

Quarta feira – Despachar

Hoje podes despachar os assuntos para o teu colega, tens de ter alguma paciência e explicar tudo direitinho porque não queres mesmo que ele te ligue a meio das tuas férias a perguntar seja o que for sobre assunto nenhum! Aproveita a hora de almoço (vá, é só hoje) e faz uma lista dos contactos mais importantes para cada assunto que lhe vais passar, assim não há desculpas, envia-lhe por mail (Jamais! Não podes usar o telefone) para ficar registado.

E agora que estás em contagem decrescente, não faz mal se deres um abébia (mas só hoje, que já é meio da semana) estica duas horitas no teu horário para fechar alguns pendentes e … DESPACHA

quarta_feira

Quinta feira – Avisar

Este é o dia perfeito para começar a dar nas vistas até porque ontem já cortaste à hora do almoço e conseguiste não ir tomar o café a meio da tarde …

Sabes aquele email de resposta automática que costumas configurar no primeiro dia de férias “Vou estar fora durante uns dias, logo que regresse responderei ao seu email”? Esquece, faz já e põe-no já a andar, vais ver que estes dois últimos dias já vão ser muito mais sossegados! (Ah!!! Adoro emails)

Depois (não convém fazeres mais do que dois dias antes porque pode parecer mal), começa a arrumar a tua mesa de trabalho, sabes aqueles montinhos muito direitinhos que fazemos quando não estamos a pensar pegar naqueles papéis durante uns tempos? Faz isso. E lembra-te, só tu sabes que vais de férias, ou achas mesmo que o teu chefe se lembra disso?…. Por isso, para quem ainda não tinha percebido …
AVISA

quinta_feira

Sexta feira - Planear

A melhor maneira de começar algo novo é terminar direito o assunto velho! É exactamente como os nossos desejos de Ano Novo! Faz uma lista do que ficou por terminar (afinal o trabalho nunca termina) e quais os assuntos aos quais deverás dar prioridade logo que regressares, assim, não deixas nada ao acaso e nada cairá no esquecimento.

Esta é a melhor maneira de ires de férias sossegada; na véspera, analisa as tarefas que se tornarão mais urgentes e que deverás fazer logo no regresso por isso … PLANIFICA

sexta_feira
Agora que já sabes como fechar a porta tranquilamente, sem culpas e sem medos, desliga tudo, apaga a luz e fecha a porta.

Espera!

Vês aqueles trocos que tens naquela caixinha em cima da mesa? Traz contigo.

Vou contar-te um segredo de algo que faço toda a vez que vou de férias. Não, desta vez esquece o mail!

Pega nos trocos, compra uns selos e envia uns postais!

espera

E boas férias.

Até breve

Outros Artigos

Blog

A Rota da Seda

Com o início do Outono chegam-me sempre imagens dos caminhos percorridos pelos comerciantes de seda, talvez porque nesta altura também eles tinham de definir novas

Ler Mais »
Blog

O Poder da Roda da Vida

A vida é mesmo uma roda que se mantém em movimento permanente, e ainda bem, é sinal que estamos, nós também, em movimento, de preferência

Ler Mais »